quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os 15 Insetos Gigantes Mais Assustadores

Cerambicídeo-gigante
 
Simplificando, o titanus giganteus é o maior besouro do mundo. O besouro é maior do que alguns pequenos chihuahuas adultos, e o maior espécime foi registada medindo aproximadamente 17 centímetros de comprimento.

Apesar de seu tamanho gigantesco, grandes garras mortíferas, espinhos incrivelmente nítidos e sua capacidade de voar, o
cerambicídeo-gigante é bastante inofensivo para os seres humanos. Eles vivem em reclusão em algumas das mais quentes florestas tropicais do mundo, incluindo a Guiana Francesa e Brasil, e são freqüentemente encontrados reciclando madeira em decomposição abaixo da superfície da terra.

Como a maioria dos habitantes da floresta, o besouro é ameaçado principalmente pela destruição de sua casa devido ao desmatamento e a agricultura e viu a sua população diminuir ao longo dos últimos anos. Eles levam anos para amadurecer e crescer ao seu tamanho normal, e quando, finalmente, os adultos emergem, eles procuram um companheiro durante a época mais quente do ano e morrem pouco depois de apenas algumas semanas. As larvas, por outro lado nunca foram encontradas, mas imagina-se que estas se alimentam dentro da madeira, como parte do seu ciclo de crescimento.


Aranha-golias-comedora-de-pássaro
 

A aranha-golias-comedora-de-pássaro, como o nome indica, é um tipo de tarântula que é definitivamente grande o suficiente para comer uma ave real. Esta aranha gigante é encontrada principalmente nas regiões do norte dos países sul-americanos como o Brasil, Guiana e Venezuela, e seu habitat é geralmente um pântano molhado ou um pântano dentro de uma floresta tropical.
 
Como a maior espécie do mundo de tarântula, que tem uma extensão de perna de 30 centímetros e é aproximadamente do tamanho de um prato de jantar. Como a maioria das aranhas, elas não têm antenas e sua visão é extremamente fraca, apesar de ter oito olhos e poder contar com pêlos sensoriais para sentir até mesmo as mais leves vibrações no solo e no ar.

Em comparação com seus parentes, as
aranhas-golias-comedoras-de-pássaro são consideradas muito agressivas que não augura nada de bom com predadores. Elas são perfeitamente capazes de fazer um assobio para espantar as ameaças e as suas duas presas têm glândulas de veneno em sua base, o que pode causar dor, náuseas e sudorese.

Seu veneno ataca o sistema nervoso e é usado para paralisar suas vítimas, e não matar. A expectativa de vida para uma
aranha-golias-comedora-de-pássaro macho é apenas cerca de um ano ou menos depois do acasalamento, enquanto uma fêmea pode viver até 25 anos e regenerar os membros que pode vir a perder ao longo do caminho!

Barata-d'água
 
 Se você precisava de mais um motivo para ter medo da água, aqui está. A barata d’água gigante é um dos maiores insetos, tanto nos Estados Unidos e no Canadá, pois é tem cerca de 4 centímetros de comprimento, e algumas espécies podem crescer até 10 centímetros!

É comumente confundida com um besouro, ou mesmo uma barata, mas esses monstruosos insetos preferem habitats que são cercados por córregos de água doce, lagoas e vegetação aquática. O aspecto mais interessante sobre este inseto (que na verdade não é do espaço sideral) é as técnicas que eles usam para capturar presas. Com suas poderosas garras frontais, elas têm a capacidade de agarrar outros insetos e animais grandes como pequenos peixes, rãs e salamandras. Elas perfuram o alimento com seus “ferrões” afiados e secretam enzimas que dissolvem os tecidos do corpo, o que lhes permite aspirar o líquido resultante.

Embora elas não sejam realmente perigosas para os seres humanos, a barata d’água gigante pode dar uma mordida desagradável. Alguns descrevem sua mordida como uma experiência muito dolorosa, como casos mostram ela pode levar um dedo ou uma mão toda a inchar dramaticamente, quase ao ponto onde eles perdem o controle ea função de suas mãos por até duas semanas. Nosso conselho: evite esses insetos a todo o custo!


 Weta (Gafanhoto) Gigante
 No mundo dos animais incomuns, os maiores são muitas vezes os mais populares. Tal é o caso do weta gigante e como eles se tornaram ícones para a conservação de invertebrados na Nova Zelândia, porque muitos deles estão ameaçados ou em perigo, incluindo mais de 70 espécies relacionadas, onde 16 estão em risco.

Muitas das espécies gigantes agora só sobrevivem em terras protegidas, e ainda que eles já fossem considerados extintos, eles foram redescobertos em um trecho do jardim de King Country em 1962. A equipe do Departamento de Conservação, desde então, uma nova população deles estabelecida na Ilha Mahurangi, ao largo da costa do Coromandel, e duzentos deles foram transferidos para lá ao longo dos anos para a reprodução.

Embora eles se pareçam com pequenos carnívoros que poderiam derrubar presas de seu tamanho, os weta gigantes são principalmente herbívoros (fora comerem outros insetos) e são criaturas noturnas que vivem em uma variedade de habitats, incluindo pastagens, florestas e cavernas. Atualmente, os enormes insetos só podem ser encontrados em ilhas que cercam a  Nova Zelândia e muito pouco se sabe sobre sua existência exata.


 Ornithoptera alexandrae

A ornithoptera alexandrae tem uma envergadura de até 30 cm de largura, e apesar de ser nativa da floresta de planície costeira na Nova Guiné, ela aparece mais nos EUA Endangered Species List porque seu habitat está sendo reduzido devido à construção de plantações de dendezeiros.

Como outras borboletas, ela passa por uma metamorfose completa, que envolve quatro fases (ovo, lagarta-pupa-adulto) e suas alterações de dieta com cada fase da vida. Sua primeira refeição é a sua própria casca e depois disso, as lagartas comem a planta da videira até que elas possam sorver apenas alimentos líquidos uma vez que começam a sua forma adulta.

O parte mais interessante sobre a
ornithoptera alexandrae é que é realmente uma borboleta venenosa. Ela obtém seu veneno dos tóxicos da planta da videira que consome e, embora seus padrões de cores brilhantes advirtam predadores, outros animais vão ficar doentes de consumir a borboleta, e na maioria dos casos, não vão morrer.




 Louva-a-deus chinês

 Graças à cultura pop, o louva-deus sempre foi apresentado como um inseto legal, mas seu apelo pode imediatamente mudar quando ele fica anormalmente gigante. O louva-deus chinês parece longo e fino como o seu parente próximo, mas é tipicamente maior do que os louva-deuses normais, pois atinge pouco mais de 11 cm de comprimento.

Originário da China, eles são a maior espécie de louva-deuses na América do Norte - encontrados em todo sul da Nova Inglaterra e do lado do nordeste dos Estados Unidos - e sua cor pode variar de verde a marrom com uma faixa lateral verde à beira de suas asas dianteiras. Sua dieta consiste principalmente de outros insetos e algumas fêmeas adultas podem derrubar pequenas presas de vertebrados, como répteis, anfíbios e beija-flores.

Como outros louva-deuses, eles também são conhecidos por serem canibais, mas essa não é a sua característica mais assustadora. Quando se trata de reprodução, a fêmea pode produzir várias ootecas esféricas que contêm até 400 ovos! Se parar pra pensar, é um monte de  louva-deuses chineses para ocupar um habitat específico.

Bathynomus giganteus
 


Com toda a sinceridade, o bathynomus giganteus se parece com um animal de estimação que essas criaturas tipo o "Predador" gostaria de possuir, e sua aparência é apenas um dos motivos para sua estadia nesta lista. Eles são os maiores membros conhecidos da família isópodes, um grupo de crustáceos estreitamente relacionadas com caranguejos e camarões, e embora eles não sejam geralmente pescados comercialmente, eles podem ser encontrados em restaurantes no norte de Taiwan, onde são cozidos e servidos como alimento.

O
bathynomus giganteus pode crescer até um comprimento de mais de 41 centímetros e seu enorme tamanho é devido ao fenômeno conhecido como gigantismo do fundo do mar. Esta teoria diz que a tendência de profundidade faz com que crustáceos e outros animais cresçam a um tamanho muito maior do que os que vivem em águas rasas, para lidar com grandes pressões.

Ao contrário das espécies suas parentes, o
bathynomus giganteus é um crustáceo carnívoro que varre o fundo do mar profundo em busca de comida. Sendo o mar extremamente escasso nessas profundidades, o bathynomus é forçado a adaptar-se a comer tudo o que ele pode, que inclui os corpos de baleias mortas, peixes, lulas, esponjas e pepinos do mar. Eles também podem passar longos períodos de tempo sem comer, como seu tipo físico monstruoso (e assustador) está acostumado a sobreviver ao longo de oito semanas sem comer quando mantidos em cativeiro.


 Vespa caçadora

 
Sim, esse inseto se alimenta de tarântulas! Poucos sabem, mas várias espécies de vespas conhecidas como "vespas caçadoras" vivem em desertos nos Estados Unidos, e apesar de serem típicas do estado do Novo México, muitos não sabem que eles são um inseto perigoso.

Em comparação com outras vespas,
vespas caçadoras são bastante robustas e seus corpos podem medir até cinco centímetros de comprimento. Os insetos são azul metálico, com asas que são ou azul ou preto alaranjado ou mogno, e eles são um dos poucos insetos que têm coloração que adverte potenciais predadores de que podem não ser uma refeição pela qual vale a pena lutar.

Felizmente para elas, há apenas alguns animais, como o
geococcyx californianus (papa-léguas), que irão atacar suas espécies, e é parte da razão pela qual elas são consideradas as predadoras na maioria das situações. Como todos os membros de seu gênero, elas exigem uma aranha para servir de hospedeiro para as larvas e tarântulas são seus "berçários" preferidos. Elas "capturam" as aranhas, usando sua picada, que é considerada a mais dolorosa de qualquer inseto norte-americano. A picada não é exatamente letal, mas é classificada alta ao lado de abelhas e formigas, os pesquisadores a descrevem como sendo um choque elétrico que provoca uma dor imediata e excruciante que simplesmente desliga a sua capacidade de fazer qualquer coisa.


Bicho-pau Gigante
Todo mundo já se deparou com um bicho-pau, pelo menos uma vez, e mesmo que eles sejam praticamente inofensivos, o encontro sempre é horrível. Os bichos-pau gigantes são os maiores insetos do planeta e eles já evoluíram para uma forma tão bizarra que isso lhes permite se esconder dos predadores entre os ramos e folhagens.

O bicho-pau gigante do sudeste da Ásia é o mais longo da sua espécie, pois ele pode crescer para cerca de 60 cm de comprimento. Na verdade, o mais longo já registrado foi encontrado vivendo nas florestas tropicais de Bornéu e tinha supostamente bem mais de 51 centímetros!

Eles são encontrados predominantemente em regiões tropicais e subtropicais, e bichos-pau prosperam em florestas e pastos onde se alimentam de folhas. Como criaturas noturnas, eles passam a maior parte do seu dia escondidos sob as plantas e são vulgarmente conhecidos por fingir de mortos para impedir predadores.

Muito pouco se sabe sobre o bicho-pau gigante, o que torna difícil identificar a vulnerabilidade de seu status na natureza. As únicas grandes ameaças neste momento atual são o tráfico de animais e a prática popular de enquadrar carcaças de insetos, como borboletas.


Attacus atlas
 
A mariposa atlas, também conhecido como o Attacus atlas, classificada como a maior mariposa do mundo quando medida de acordo com a área de superfície coberta por suas asas. Não é a maior criatura em termos de envergadura - a mariposa-imperador tem uma envergadura recorde de 28 cm - mas desde que mede 25-30 centímetros da ponta de uma asa a outra, é definitivamente um dos maiores que podem ser encontrado na natureza.

Uma das principais razões de seus números serem praticamente desconhecidos é porque a mariposa atlas apenas vive cerca de duas semanas, como uma mariposa adulta. Quando adultas, não desenvolvem totalmente bocas para que possam comer, e durante a sua vida adulta, elas estão destinadas a evitar predadores, copular, e por ovos para garantir que haverá outra geração que seguirá seus passos.

Elas são nativas do sul da China, Índia, Malásia e Indonésia, e uma das ferramentas que elas têm à sua disposição para evitar predadores nessas áreas são suas asas coloridas. Na verdade, as pontas das asas da maioria dos machos são consideradas por alguns especialistas para se parecerem com a cabeça de uma cobra, o que se provou ser um mecanismo de defesa benéfico em florestas tropicais e subtropicais.



 Vespa mandarinia japonica
 
A vespa mandarinia japonica, nativa de Tóquio, é uma vespa que é praticamente do tamanho de um polegar e tem uma envergadura que é maior do que a de um beija-flor! Um único desses insetos pode injetar uma picada letal que pode ser fatal para um adulto, especialmente se houver uma reação alérgica.

Como elas são talvez o inseto mais perigoso do mundo, seu veneno é muito mais potente do que aqueles encontrados em vespas, abelhas e outras espécies, e seu ferrão é tem 0,6 mm de comprimento, que é do tamanho da ponta de um lápis!

Casos têm comparado a dor de uma picada dessas como experimentar "um prego quente sendo conduzido através de sua perna", e para piorar as coisas, ele consiste de peptídeo citolítica, que pode, literalmente, rasgar tecidos celulares. O único conselho comum conhecido pelo homem que pode ser útil para evitar a
vespa mandarinia japonica é a de não usar preto em algo tão grande como uma camisa, isso pode aumentar as chances de você ser um alvo.

Solifugae
 
Embora elas não se pareçam com as aranhas de "Eight Legged Freaks", a aranha camelo gigante definitivamente parece que foi arrancado diretamente de um filme de ficção científica a partir do início de 2000.

Também conhecida como solifugae, elas são uma ordem diferente das verdadeiras aranhas apesar de terem duas quelíceras que agem como garras e são usadas ​​para produzir som. A maioria das espécies vivem em desertos localizados no Oriente Médio e alimentam-se ocasionalmente de artrópodes de habitat terroso e outros pequenos animais.

Algumas espécies da aranha camelo gigante crescem a um comprimento gigantesco de 15 cm (6 polegadas), mas a sua dimensão tem sido regularmente exagerada por lendas urbanas que também afirmam que elas são um perigo para os seres humanos (o que não são). Outros exageros incluem o apetite e a velocidade, apesar de serem mais rapidas em terra em comparação com outros invertebrados, a sua velocidade máxima foi estimada em cerca de 10 km por hora.

Felizmente, esses tipos de aranhas não têm veneno e não há como um ser humano pode ficar preso em uma rede de tamanho gigante, pois não produzem teias.


 Gafanhoto gigante com pernas longas
 
De acordo com alguns especialistas, gafanhotos gigantes de pernas longas são o maior inseto do mundo. A família a que pertencem - a família Tettigoniidae - na verdade, contém mais de 6400 espécies e são conhecidos por alguns como gafanhotos chifres-longos, embora eles estejam muito mais intimamente relacionados com grilos.

Eles se parecem com "folhas grandes caminhadas", porque eles podem crescer até 15 centímetros de comprimento e, como todos os gafanhotos, as antenas podem exceder seu próprio comprimento de corpo. Isso pode fazê-los parecer ser o tipo de criaturas que podem sequestrar crianças pequenas, mas os gafanhotos gigantes de pernas longas são realmente muito gentis.

Seu habitat natural está no coração das florestas e encostas de morros, na Malásia, onde as suas grandes asas folha os ajudam a camuflar-se e abster-se de predadores. Durante o dia, eles são geralmente inativos, mas podem ser vistos ficando ainda sobre as folhas e arbustos, pis eles comem principalmente vegetação. Em alguns casos, o gafanhoto gigante de pernas longas pode ser encontrado devorando insetos e insetos menores - felizmente para nós, já que eles não acham os seres humanos apetitosos para eles.


Besouro elefante
 
Ao contrário da crença, o besouro elefante não pode de fato derrubar um elefante inteiro. Mesmo que eles variem entre 7-12 cm de tamanho, sua dieta consiste principalmente de seiva de árvores específicas e fruta madura caída, como abacaxi. Eles também ingerem longan, lichia frutas e cascas de algumas árvores, como poinciana que é nativa de várias ilhas do Caribe e do continente sul-americano.

Eles são comumente encontrados em lugares como México e Venezuela, porque eles vivem em florestas e são capazes de manter a temperatura corporal elevada à noite, quando a temperatura diminui.

Uma das partes mais interessantes das informações sobre o besouro elefante é que eles são na cor preta e são cobertos por uma camada de pêlos microscópicos. Os cabelos finos crescem particularmente grossos em sua endurecida asa dianteira e é por isso que seus corpos emitem uma cor amarelada que os torna quase irreconhecíveis em seu habitat.

Acredite ou não, os pesquisadores da University of California - Berkeley realmente aproveitaram essa característica através da realização de um projeto militar, onde eles implantaram eletrodos em pupa do besouro para ganhar o controle remoto de seu comportamento de vôo.


 Barata-rinoceronte 
 
A Austrália é coberta de todos os tipos de cobras venenosas e aranhas (e os tubarões não venenosos), mas você sabia que eles também são conhecidos pela maior barata do mundo? Nova York pode oferecer um lar para alguns que podem contestar o seu tamanho, mas a barata rinoceronte pode pesar gigantescas 35 gramas e medir até 8 centímetros!

Ao contrário de outras baratas, não tem nenhuma asa e não é considerada uma praga, uma vez que desempenha um papel importante no ecossistema ao decomporem folhas mortas e reciclarem em outra matéria.

Fiel ao seu nome, elas escavam a terra para fazer casas permanentes para si. O macho se distingue pela sua "pá", como a mulher não nasce com uma, mas dependendo se você é um dos poucos que as possui como animais de estimação, pode ser difícil distinguir o seu sexo quando elas são jovens. Elas crescem, desenvolvendo suas camadas externas (nojento, eu sei) e fazem isso 12 a 13 vezes antes de chegar a seu tamanho total.

Nenhum comentário: